segunda-feira, 25 de abril de 2011

CIRURGIAS E SUAS CLASSIFICAÇÕES

            ESTÁ DIVIDIDA EM E QUATRO TIPOS                 




  1. LIMPA;
  2. POTENCIALMENTE CONTAMINADA;
  3. CONTAMINADA;
  4. INFECTADA;

                                 EXEMPLOS     CIRURGIAS                                    
  1. As cirurgias limpas são aquelas realizadas em tecidos limpos sem presença de contaminação, cesária é um exemplo de cirurgia limpa, mamoplastia estética, cirurgia cardíaca, abdomenoplastia, hiterectomia,  para esse tipo de cirurgia o potencial de contaminação deve ser de baixo índice.
  2. São  realizadas em locais que pode ter um processo inflamatório e evoluir para contaminação. Colecistéctomia, apendicectomia quando não está supurada,  gastrostomia, nefrotomia, alguns tipos de laparotomia.
  3. Contaminadas, são realizadas em tecidos colonizados de difícil descontaminação. Cirurgias de fratura exposta, sempre será contaminda, apendicectomia supurada, hemorroidectomia, colostomia.
  4. Infectadas, são aquelas realizadas em tecidos mortos e que já está em processo infeccioso. Debridamento em escaras necrosadas, pé diabético, abcesso de mama

sábado, 23 de abril de 2011

HISTÓRIA DA INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA

                                                    Miniatura ''(thumbnail)'' da versão das 17h10min de 9 de setembro de 2005
                             Jean Henri Dunant

   Jean Henri esteve presente na batalha de Solferino, ocorrida em 21 de Junho de 1859  próximo ao Comune Italiano de Solferino.  Essa batalha foi decisiva  na segunda guerra da independência Italiana.
   Ele Auxiliava os cirugiões passando os instrumentais cirúrgicos e vivenciou o sofrimento de de mais de 2OO.OOO soldados durante a batalha.
   Após presenciar o sofrimento dos soldados, decidiu abandonar os campos de batalha e fundou a Cruz Vermelha, uma sociedade que presta serviços médicos de emergência.


Fonte: Wikipédia.